Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
Partilhe esta Página


MINISTÉRIO DE TEATRO
MINISTÉRIO DE TEATRO

 

 

 

 
Um grupo teatral não deve se limitar apenas em teatro e música, mas pode se tornar emum grande laboratório de idéias (bem elaboradas e planejadas). Ex: mutirão de consertos, grupo deapoio, grupo de estudos, intercâmbio, momentos de lazer, etc., segundo o dom de cada um.Devem-se dividir tarefas para não sobrecarregar apenas uma pessoa (e isso acabou acontecendocom nosso líder), ter sempre em mente que somos um corpo onde cada membro tem uma funçãoespecífica (Dom + Talento= Ministério) trabalhando juntos para um bem comum, ou seja,edificação da igreja e adoração ao Senhor.Uma das preocupações junto aos grupos de criação é que não prevaleça apenas à vontadede aparecer em um palco, mas sim que a arte teatral seja encarada com a seriedade que exige eque possamos sempre nos lembrar de oferecer nossos corpos como adoração a Deus. As pessoasque assistem têm de se identificar com a representação e para isso o grupo deve procurar passar amensagem com o máximo de clareza e verdade, e também estar sensível à voz de Deus.
O que diferencia o Teatro Evangélico do secular é a presença do Espírito Santo em nós
.
1° PASSO
:É a escolha de pessoas que realmente gostem de expressões artísticas e interpretações depapéis, mesmo que sejam tímidas ou não levem muito jeito, pois com exercícios podem surgirótimos atores e atrizes, revelações. Estas pessoas devem se submeter a uma liderança sadia e comprincípios bíblicos. Ser responsável, ou seja, uma vida de bom testemunho, quanto a horários efunções, e ter vida diária de devocional (orações e leitura bíblica). Você não deve ser integrante deum grupo de teatro se a sua principal intenção é ficar mais conhecido entre os membros de suaigreja, e os demais, entre somente se você tem amor ao ministério, pois todos que entram sem overdadeiro interesse de evangelizar acabam desistindo, saem depois de alguns meses, ou comonós costumamos dizer “caem por terra”.
CORTINAS, MICROFONES E CENÁRIOS
 Tudo isso poderá ser perfeitamente dispensável se você for criativo e tiver boa impostaçãode voz. Se você disser com excelente expressão facial e corporal juntamente com bom nível de voze dicção: “Mas que lindo esse arco-íris!”, o público verá o arco-íris através de você. Faça exercíciosde mímica (peça de qualquer gênero, em que o(s) ator(es) se manifesta(m) simplesmente porgestos, expressões corporais ou fisionômicas, prescindindo da palavra e da música, que podem ser,também, sugeridas por meio de movimentos, mímica), e assim não será difícil criar de maneirainvisível aos olhos, mas visíveis a mente, todos os acessórios de cena, espelhos, copos, armas,animais, cadeiras, etc. Também pode haver um coringa no grupo que consiste em uma pessoafazer vários papéis.
DICÇÃO1)
Melhore a impostação de voz lendo textos variados em alta voz.
2)
Nunca fale em público de cabeça baixa.
3)
Não se apresse na interpretação.
4)
Ponha emoção no que for falar.
5)
Faça com que o rosto e o corpo se completem.
6)
Nunca interprete de costas a não ser que a cena exija isso.
PEÇAS E CENAS DE IMPROVISO
Utiliza-se da capacidade de invenção do grupo, se pega um fato ou idéia e aplica-se começomeio e fim. Ou então pegue idéias prontas em sites ou livros. Depois é só dar asas à imaginação,mas tendo o cuidado para que o resultado final não fuja do esperado.
 
PESQUISA
Ao interpretar um determinado personagem, além de decorar o texto, você deve fazer umaboa pesquisa sobre o que vai interpretar, se é um personagem bíblico, político, artista, mendigo, jogador, caipira, rei, empresário, etc. Deve-se estudar o seu comportamento imaginando como talpessoa agiria na realidade, suas vestes, hábitos, expressões corporais e tudo mais que envolve seupersonagem.
ENSAIOS
Marque quantos forem necessários e cumpra os horários, para não dar ocasião ao atrasodos outros, e se possível avise caso vá faltar ao ensaio com antecedência.Se alguém se sentir cansado com a demora dos ensaios, ou se negar a repetir por váriasvezes seu papel e dizer que já sabe e na hora fará tudo certo, caso haja aquele que se acha muitobom ou artista e que não depende do poder de Deus, é bom tomar cuidado, pois pode ser quetenham escolhido o ministério errado ou suas intenções não estão de acordo com a vontade doSenhor. Quem sabe seu chamado não seja para louvor, sonoplastia, evangelização, profecia, ououtro ministério?Não se envergonhe do papel que vai representar, pois você apenas está retratando algo,porque se houver vergonha entre os colegas, diante do público será pior. A vergonha também podevir da importância do personagem. Se você foi escolhido para um papel pequeno (um ponta), nãose ache desprezado, ou então, inferior aos outros, e não despreze seu personagem, seja humilde.Quando outros personagens estiverem encenando e você estiver em cena, acompanhe asexpressões dos seus colegas. Se a cena é de medo ou alegria também demonstre isso em seurosto, para não ficar indiferente, não se esqueça que você também está sendo observado...Muitas vezes ser ou não conhecidos uns dos outros atrapalha no momento de expressaremoções, então aparece a timidez, o embaraço ou o incomodo de lidar com as próprias emoções evocê acaba se atrapalhando todo. Para que isso não aconteça é bom deixar a timidez de lado e seenturmar rapidamente com todo o grupo e formar um vínculo de amizade bem forte, e encenarcom seriedade. Nas peças com fala deve-se distribuir textos completos para todos os integrantes ecom as deixas (últimas palavras da personagem anterior) marcadas. Os ensaios e as marcações decena só podem começar no dia que o grupo já mostre conhecer bem a peça, quando istoacontecer, as falas já estarão já estarão decoradas e deve-se evitar que os intérpretes tenham otexto na mão durante as cenas ensaiadas. O líder do grupo, sim, deverá ter o texto completo emmãos para ir dizendo uma ou outra fala esquecida por alguém.
LAVAR A ROUPA SUJA
Manter bons relacionamentos entre os integrantes de um grupo e para com Deus deve seruma das prioridades, e é claro que não é uma tarefa fácil, pois cada pessoa é diferente com suascaracterísticas, personalidades, temperamentos, caráter, vivência, etc. Por isso pode haverconflitos, mas o líder do grupo precisa ter jogo de cintura para enfrentar questões difíceis decontornar. O inimigo sempre age de forma a destruir sua vida espiritual e seus relacionamentosinterpessoais para que assim você se afaste de Deus e da igreja. Não deixe que o Diabo te derrubee te engane. Não se esqueça:
Você é mais que vencedor em Cristo Jesus!1)
Busque unidade e não uniformidade.
2)
Tenha uma visão comum.
3)
Procure o amadurecimento das relações com seus colegas.
4)
Sempre agir com sinceridade e transparência a respeito dos seus sentimentos.
5)
Confiança mútua.
6)
Procure momentos de comunhão e adoração juntos.
7)
Perdão gera vida e mudança.
8)
Missionário Jean Leles