Um grupo teatral não deve se limitar apenas em teatro e música, mas pode se tornar emum grande laboratório de idéias (bem elaboradas e planejadas). Ex: mutirão de consertos, grupo deapoio, grupo de estudos, intercâmbio, momentos de lazer, etc., segundo o dom de cada um.Devem-se dividir tarefas para não sobrecarregar apenas uma pessoa (e isso acabou acontecendocom nosso líder), ter sempre em mente que somos um corpo onde cada membro tem uma funçãoespecífica (Dom + Talento= Ministério) trabalhando juntos para um bem comum, ou seja,edificação da igreja e adoração ao Senhor.Uma das preocupações junto aos grupos de criação é que não prevaleça apenas à vontadede aparecer em um palco, mas sim que a arte teatral seja encarada com a seriedade que exige eque possamos sempre nos lembrar de oferecer nossos corpos como adoração a Deus. As pessoasque assistem têm de se identificar com a representação e para isso o grupo deve procurar passar amensagem com o máximo de clareza e verdade, e também estar sensível à voz de Deus.
O que diferencia o Teatro Evangélico do secular é a presença do Espírito Santo em nós
.
1° PASSO
:É a escolha de pessoas que realmente gostem de expressões artísticas e interpretações depapéis, mesmo que sejam tímidas ou não levem muito jeito, pois com exercícios podem surgirótimos atores e atrizes, revelações. Estas pessoas devem se submeter a uma liderança sadia e comprincípios bíblicos. Ser responsável, ou seja, uma vida de bom testemunho, quanto a horários efunções, e ter vida diária de devocional (orações e leitura bíblica). Você não deve ser integrante deum grupo de teatro se a sua principal intenção é ficar mais conhecido entre os membros de suaigreja, e os demais, entre somente se você tem amor ao ministério, pois todos que entram sem overdadeiro interesse de evangelizar acabam desistindo, saem depois de alguns meses, ou comonós costumamos dizer “caem por terra”.
CORTINAS, MICROFONES E CENÁRIOS
Tudo isso poderá ser perfeitamente dispensável se você for criativo e tiver boa impostaçãode voz. Se você disser com excelente expressão facial e corporal juntamente com bom nível de voze dicção: “Mas que lindo esse arco-íris!”, o público verá o arco-íris através de você. Faça exercíciosde mímica (peça de qualquer gênero, em que o(s) ator(es) se manifesta(m) simplesmente porgestos, expressões corporais ou fisionômicas, prescindindo da palavra e da música, que podem ser,também, sugeridas por meio de movimentos, mímica), e assim não será difícil criar de maneirainvisível aos olhos, mas visíveis a mente, todos os acessórios de cena, espelhos, copos, armas,animais, cadeiras, etc. Também pode haver um coringa no grupo que consiste em uma pessoafazer vários papéis.
DICÇÃO1)
Melhore a impostação de voz lendo textos variados em alta voz.
2)
Nunca fale em público de cabeça baixa.
3)
Não se apresse na interpretação.
4)
Ponha emoção no que for falar.
5)
Faça com que o rosto e o corpo se completem.
6)
Nunca interprete de costas a não ser que a cena exija isso.
PEÇAS E CENAS DE IMPROVISO
Utiliza-se da capacidade de invenção do grupo, se pega um fato ou idéia e aplica-se começomeio e fim. Ou então pegue idéias prontas em sites ou livros. Depois é só dar asas à imaginação,mas tendo o cuidado para que o resultado final não fuja do esperado.