O principal objetivo desse artigo é abordar os diversos métodos de evangelismo, definindo primeiramente o significado do referente tema e sua importância. Essa pesquisa não traz um ensino sobre o evangelismo, mas as formas mais usadas no decorrer dos tempos pelos evangelistas que mais usavam em cruzadas: evangelismo Saturado, Evangelismo Incorporativo e outros. Abordaremos a importância de se ter uma boa Equipe para o Serviço evangelístico para que se obtenha um ótimo resultados.
1 INTRODUÇÃO
Métodos de evangelismo reúne alguns princípios basicos, que foram muitos utilizados no decorrer dos anos de história da igreja, algumas soluções são abordadas para obter resultados em determinadas situações.
Esta pesquisa mostrara que mesmo autores bíblicos, de certa forma utilizavam seus métodos, para alcançar as diversas áreas sociais. O autor procura de maneira simples esclarecer a importância do seguinte tema (métodos de evangelismo), para os dias atuais.
Este artigo tem por objetivo expor uma metodologia dentro de uma perspectiva Missio lógica, e mostrar aos cristãos que há uma necessidade de evangelismo, e que é possível evangelizar mesmo nos lugares aparentemente difíceis, basta simplesmente estudar uma estratégia para essa evangelização, mesmo que o tempo seja prolongado.
Nesse artigo, abordaremos assuntos da importância na formação de uma equipe evangelística, para que os alvos sejam alcançados, e metas realizadas, isso se faz necessário para a evangelização mundial. Muitos lugares ainda não foram alcançados por falta de estudar as estratégias de evangelismo. Formar um método com excelência para a obra de Deus, isso requer tempo de estudos, ás vezes anos, isso mostra a preocupação que o missionário está com a propagação do evangelho, significa Investir no hoje para não sofrer amanhã, ao semear hoje facilitara para outras gerações colherem futuramente.
Muitas formas de evangelismo são excluídas por algumas igrejas, mas se são usadas para alcançar vidas para cristo, será necessário acabar com os preconceitos de certos métodos, que não comentados nesse artigo mas que se utilizam nos métodos que serão citados no decorrer da seguinte pesquisa, alguns deles são : teatro, Danças, musicas(ritmos), estilos e outros, isso indica que há uma dificuldade no mundo cristão, com relação ao evangelismo ,muitos missionários perderam seus alvos de evangelização por falta de uma estratégia ou falta de entender o mundo em que o seu alvo esta vivendo, devemos entender que as pessoas no mundo todo tem seus costumes, suas culturas, maneiras de vestir-se, e muitos lideres cristãos tem ignorado essa realidade e forçando as, viver do seu jeito.
O autor busca trabalhar em seu artigo de forma simples, entre o relacionamento de pessoas cristãs com não cristãs, mostrara que para evangelizar é preciso ter estratégias para não ofender as pessoas com suas culturas e maneiras de viver, e conseguir evangelizar de todas as formas possíveis, esse artigo ajudara a fazer escolhas de varia maneiras.
2 METODO
Podemos definir método, “como o conjunto de preceitos para fazer certa coisa, isso é para obter certo resultado, modo de proceder, boa ordem, programação e classificação dos atos para ter seus resultados”. (RIOS, 1999 p. 379.)
Os métodos são usados nas grandes empresas para obter o resultado para o crescimento de sua empresa, é usado pelas marketings para o crescimento do nome de um produto e o seu resultado é sua venda, tudo com ordem e programação e sempre com resultados. Então por que não usar métodos para a evangelização?
2.1 PORQUE TER MÉTODOS ?
Os métodos não são para deixar a ação divina de lado e confiar em seus próprios meios, creio que essa ideia não dará muito certo, pois primeiramente dependemos da ação do Espirito Santo para convencer o pecador ao arrependimento; “E quando ele vier convencera o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo;” ( Jo cp 16 v 8).
Wagner relata um fato que ocorreu com um experiente missionário da América do sul que escreveu um artigo, sobre vários problemas que ele havia encontrado no campo, por causa dos métodos de evangelismo para o crescimento da igreja.
Um dos obreiros da igreja era totalmente contra os métodos para implantação de igreja, que faziam suas pesquisas por meio de estatísticas, gráficos, mapas e até computadores, para saber onde os campos estão prontos para a ceifa e onde o pessoal da missão deveria ser colocado, ele se irrita com a Formulação de metas. “Ele diz: essas ideias não deixam nem um espaço para a soberania de Deus, e a espontaneidade da obra do Espirito Santo”.
É claro que se o planejamento de métodos e estratégias obscurece o Espirito santo, não deve ser colocado em pratica, tudo tem que ser feito aos modos de Deus.
Fazer o planejamento dos métodos requer muita atenção, e traz a oportunidade de corrigir o erro antes de aplica-las, quando não se tem um método acaba atraindo erros no meio de um campo missionário , por isso muitos missionários acabam causando certas ignorâncias nos ouvintes, se impondo a cultura, e depois o seu assunto é “ mas eu não sabia”, por isso os métodos trás a oportunidade de corrigir os erros, e assim poderá fazer as mudanças antes mesmo de aplicá-las, o despreparo para a evangelização, tornar se a, em algo insuportável para o ouvinte, por isso é importante escolher o melhor método.
2.2 ESCOLHENDO O MELHOR METODO
Uma vez o alvo estabelecido, nunca a maneiras únicas de atingi-lo. Antes de fazer uma decisão estratégica, é recomendável considerar, tantos modos alternativos para quantos forem possíveis alcançar o alvo, então escolha aquele que pareça melhor para você, lembre-se o alvo de Jesus é alcançar pessoas, deve alcançá-las da melhor maneira possível sem ofender a cultura.
Wagner (ano,1991 p.71) em seu livro relata que:
[...] a metodologia tanto de Jesus Cristo, quanto a do apostolo Paulo, tinha uma aplicação do principio da colheita. Ele diz, que tanto Jesus quanto Paulo, foram absolutamente específicos quanto aos seus alvos evangelísticos.
Nos dias de Jesus Cristo, os três maiores grupos de pessoas daquela região eram os judeus, gentios e samaritanos.
Quando Jesus disse: “não tomeis por rumo aos gentios, nem entreis em cidades de samaritanos mas de a preferência para as ovelhas perdidas da casa de Israel”. Isso quer dizer que os samaritanos não estavam prontos para o evangelho.
Aprende-se que estudar a geografia, o momento certo de evangelizar um povo, uma cidade, ou uma pessoa como Jesus fazia, isso é método de evangelização, deve saber a hora certa de atingir o alvo.
Para o apostolo Paulo, o melhor método era, antes de alcançar as pessoas de uma cidade, procurar uma sinagoga judaica, ao saber que era o lugar mais povoado, onde poderia encontrar os gentios, cujos corações estavam preparados pelo Espírito Santo para receber o evangelho. Paulo era prudente, também na escolha de seus parceiros para a obra missionária, algo de suma importância, ter uma equipe qualificada para essa obra, vemos um relato no livro de atos, a separação de João marcos e Paulo, não se sabe o porque desse acontecimento, mas sabemos que o apostolo fazia suas escolhas.
“ Anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas( At. 13.5 )”.
3 UMA EQUIPE QUALIFICADA NA EVANGELIZAÇÃO
Se é verdade que o nosso Deus escolhe seres humanos como seus instrumentos, que individuo ira ele escolher? Primeiro Jesus capacitou seus discípulos para sua obra, e depois de preparados os enviou, Jesus não poderia enviar seus discípulos sem um preparo físico, espiritual e psicologicamente.
Para Wagner,a pelo menos seis qualificações para que homens e mulheres sejam úteis na obra missionária ou evangelística:
Pessoas que conheçam a Deus. A fim de compartilhar a mensagem da salvação com as pessoas. Ele deve-se de ter a convicção de sua Salvação.
Pessoas cheias do Espírito Santo. Primeiro é que somente o Espírito Santo convence o pecador ao arrependimento. Jesus reuniu seus discípulos e ministrou a eles por três anos. Depois da decida do Espírito Santo, os discípulos que eram tímidos, agora pregavam em publico com ousadia, pessoas assim são impulsionadas pelo Espírito Santo a falarem palavras, que toquem na vida das pessoas e assim são totalmente transformadas.
Pessoas de oração. A oração é comunhão com Deus, a oração desenvolve intimidade com Deus. Pessoas de oração tem uma visão direta das necessidades espirituais do ambiente em que esta, se o grupo todo for de oração isso não nos deixa inseguros, não terá espaço para o negativismo, sendo assim ocorrera o progresso.
Pessoas comprometidas com o corpo de cristo. Isto é alguém comprometido com a obra de cristo no mundo, o Corpo de cristo significa uma intimidade Espiritual, o cristão deve ter responsabilidades com esse corpo sabendo qual é sua função, se não existir um compromisso com a obra de cristo, isso significa que ele não faz parte desse corpo, por que o membro do corpo de cristo não estará adormecido ou morto, e sim os membros do corpo de cristo , estão em sinergia.
Pessoas obedientes ao Senhor. Para saber se uma pessoa e um discípulo de Jesus, é notando sua obediência ao Senhor, em hipótese alguma uma pessoa pode estar em frente de um trabalho ou uma liderança, sendo um desobediente ao senhor . “ora sabemos que o temos conhecido por isto: se guardarmos os seus mandamentos” (1 Jo 2.3)
Pessoas que sejam Dinâmicas e Criativas. Deve-se saber que se as demais alternativas acima são alcançadas, ainda falta lhe algo. Tudo isso é bom, mas acontece que sem criatividades e sem as dinâmicas, isso se tornara em um alimento enjoativo, a criatividade e as dinâmicas são ferramentas indispensáveis para o evangelismo, se todas essas alternativas estiverem em sinergia , então estará pronto a oferecer um alimento com sabor, é Isso que as pessoas procuram em nossos dias!
A obra de Deus, não deve ser notada como uma tarefa em segundo plano e menos importante, o momento da evangelização, deve se de sentar em grupo e pensar os melhores métodos, se isso não tomar tempo, significa que está sendo feita de qualquer modo , Jesus Cristo deixou essa responsabilidade a igreja, por isso se não se sentir apto para uma tarefa, procure melhorar, estudar essa área, fazer a obra com excelência, isso refletira para a igreja e para cristo, o conhecimento faz a diferença, mas a falta dele também por isso escola o melhor método.
4- METODOS DE EVANGELISMO.
4.1- MÉTODOS TRADICIONAIS DE EVANGELISMO
Evangelismo Pessoal e natural. Esse meio de evangelismo refere-se a uma pessoa cristã já conhecedora do evangelho, que o compartilha com outra pessoa não salva, isso acontece naturalmente. No dia a dia do crente no trabalho, no ônibus, na conversa com o vizinho , isso é, quando o assunto da a oportunidade de falar do amor de Cristo. O Evangelismo natural esta ao alcance de todos os crentes.
Evangelismo em massa. Esse tipo de evangelização é aquela que atinge um grande numero de pessoas para serem evangelizadas ao mesmo tempo ,também conhecida como evangelismo de cruzadas foram muito usadas pelos evangelistas BILLY GRAN, OSWALDO SMITH,PAUL YONGGI CHO,HARRY STRACHAN, REINHARD BONNKE e outros. Esse tipo de evangelismo requer tempo, recursos, divulgações e muita energia.
Evangelização Leiga. O método de evangelismo leigo, é aquele realizado por um crente que não tem um preparo especifico para essa tarefa, a não ser um conhecimento superficial, talvez um crente com uma formação acadêmica tenha a dificuldade de evangelizar uma pessoa leiga por causa de sua linguagem elevada, poderá constranger o pecador, por isso o evangelista leigo torna mais fácil para falar na mesma linguagem do pecador que não teve a oportunidade de ter seu estudo, talvez falando como uma pessoa mais simples o pecador se sinta mais a vontade.
Evangelismo de saturação. Isto é: saciedade, neutralização, alcançar um limite de espaço, em outras palavras, evangelismo no mais alto grau, esse método propõe “saturar” uma área geográfica do bairro ou cidade para que cada pessoa daquela área venha a ter o conhecimento do evangelho, esse é o evangelismo em Profundidade chamado assim pelo missionário Kenneth Strachan, . Esse é o método que deveria ser realizado em todos os lugares, esse é o método de evangelismo que enquanto a equipe de evangelismo não conseguir fazer com que um bairro ou uma cidade tenha conhecimento da mensagem que esta sendo comunicada , essa equipe não finaliza a tarefa de evangelizar, nesse método tem a liberdade de usar todos os outros tipos de evangelismo através de cruzadas, folhetos, de casa em casa, discipulados, corporativo e outros. O evangelismo em saturação usado mais para o crescimento da igreja em um determinado lugar, usado muito por
Peter Wagner (ano,1991 p.150) ele diz: Participei muito do “movimento de Evangelização em profundidade”, na Bolivia, onde fui missionário durante um ano, em 1965,. Aquele era o maior e bem mais organizado movimento nacional. Fiquei impressionado pelas multiplicações das células de oração, pelas transmissões de radio,( em ondas curtas e longas), pelo jornal Em Marcha, pelas passeatas nas ruas, pelas campanhas especial as mulheres, Índios aimarás, crianças e estudantes universitários. Na época numero total da comunidade evangélica na Bolívia era cerca de 60.000 pessoas. Durante o evangelismo em profundidade, foram constatadas 20.000 decisões ao lado de Cristo
Muitos outros pastores usaram o evangelismo em profundidade, isso ocorria geralmente quando suas igrejas paravam de crescer, e até mesmo perdiam seus membros , então era formado esse método e logo a igreja crescia novamente.
Evangelismo incorporativo : Esse método de evangelismo é o suporte para a do evangelismo em Saturação,. Esse citado por Peter Wagner: esse método foi criado quando foram levantadas Sérias duvidas sobre os resultados permanentes do evangelismo de saturação, um acontecimento isolado foi, por fim, utilizado por Deus para trazer a tona uma terceira corrente de evangelismo: o Evangelismo Incorporativo. Este acontecimento foi a publicação, em 1969, de um estudo, chamado ( o crescimento da igreja Latino- Americana).
Evangelismo através dos ministérios etários.
Além das formas de evangelismo, é de suma importância todo evangelista, ter uma aproximação e um envolvimento , pois quando estiver novos grupos em sua igreja, é importante cuidar de cada um, por isso existem métodos dos ministérios etários, isso possibilita comunicação do evangelho de forma eficiente. Os ministérios etários são:
• Ministério infantil
• Ministério juniores
• Ministérios dos adolescentes – teen
• Ministério de jovens
• Ministério dos casais
• Ministério da melhor idade
Se cada um desses grupos forem cuidados, fazendo com que cada membro ou participantes dos ministérios sintam se fazendo parte da igreja de cristo, isso trará resultados positivos
Deve se de saber que, para evangelizar um determinado povo ou etnia, ou um determinado grupo, não deve de haver nem um tipo de preconceito contra os grupos marginalizados, a palavra de Deus deve ser levada as milhões de pessoas que, quer pela pobreza, pela guerra, quer pelo ódio racial ou pela exploração injusta, devem de ter o conhecimento do propósito de Deus. Esse processo abrange os idosos, os indígenas, Meninos de rua, os mendigos,
Presidiários(presídios, penitenciarias e cadeias), os Hospitais, Internos em casas de repousos(Asilos), as prostitutas, Homossexuais, deficientes físicos auditivo e visuais, os cadeirantes, favelados, os sem tetos e os sem terras;
E impossível uma pessoas querer evangelizar outras com preconceitos, isso é algo irrelevante para a obra de Deus.
Saiba que os métodos e as estratégias da igreja devem de ter como objetivo alcançar os grupos. É ali nos grupos que a mensagem libertadora da igreja deve de ser inflamada. Pois se alcançando os grupos ,se alcança as cidades.
É de suma importância cada crente desenvolver a sua vocação de evangelizar, aproximando se das pessoas e de seus grupos de convivência para compartilhar a fé salvadora.
O grande desafio é levar a cada crente a se tornar um evangelizador.
CONCLUSÃO
Portanto a luz da bíblia Sagrada todo cristão deve ser um propagador do evangelho, algumas formas de evangelismo que já foram usadas por avivalistas dos séculos passados foram abordados nesse artigo, homens esses que não se conformaram em deixar tudo para a teoria mas colocaram em pratica a palavra e o ide do Senhor.
Homens esses como Tony Evans, que uma de suas frases deve penetrar no coração e na mente de cada cristão “ De todas as coisas em que estamos envolvidos, ganhar almas para jesus deve ser nossa prioridade máxima’’.
Que o Senhor Jesus impulsione cada seguidor seu, a desenvolver esse chamado de pregar o evangelho, no campo missionário do seu vizinho, do seu trabalho e da sua família, finalizo essas palavras com uma de nossas não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!’’ 1co 9. 16.
Missão é a maneira de Deus olhar para a humanidade através dos olhos da graça. Aleluia!
Missionário Jean Leles